Apresentação de Comunicação no Congresso 2019 IEEE International Conference on Robotics and Automation, Montreal, Canadá

Inicio / Noticias / Apresentação de Comunicação no Congresso 2019 IEEE International Conference on Robotics and Automation, Montreal, Canadá

Em representação da Universidade de Coimbra e do projeto EuroAGE, Rui P. Rocha apresentou em Montreal, Canadá, numa das sessões paralelas e interativas da ICRA 2019, um artigo científico intitulado “ClusterNav: Learning-Based Robust Navigation Operating in Cluttered Environments”
A conferência ICRA é a maior e mais prestigiada conferência de Robótica a nível mundial. Na sua edição de 2019, foram apresentadas mais de 1000 comunicações.
O artigo apresentado na ICRA 2019 é sobre um método de navegação para robôs móveis sociais, baseado em aprendizagem por demonstração. Um dos desafios levantados pela utilização de robôs sociais em instituições de apoio a idosos e nas suas habitações é a capacidade de esses robôs navegarem de forma segura, mas também socialmente aceitável na proximidade do utilizador do idoso, em espaços confinados, potenciando assim a sua melhor aceitação por parte dos utilizadores finais. O método proposto consiste em um operador ensinar o robô como deve navegar no ambiente onde irá interagir com o idoso. Nesta fase, o robô captura características essenciais das trajetórias mais seguras e adequadas à interação natural com o idoso nos vários locais do ambiente, construindo um modelo que é usado depois pelo robô enquanto navega autonomamente para gerar novas trajetórias para execução, baseadas no conhecimento adquirido durante a fase de aprendizagem.
O projeto EUROAGE é cofinanciado a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.