Participação do Projecto EuroAGE na Praça Vida+

Inicio / Noticias / Participação do Projecto EuroAGE na Praça Vida+

O Projeto EuroAGE (Iniciativas innovadoras para a promoção do envelhecimento ativo na Região EUROACE) tem como objetivo promover o envelhecimento ativo através da atividade física, cognitiva e emocional con o intuito de melhorar a qualidade de vida e aumentar a esperança de vida saudável, tendo por base o conhecimento científico e técnico de ambos os países.

A equipa de Euroage participou, em colaboração com a Cáritas Diocesana de Coimbra, no evento Praça Vida+, patente no Alma Shopping em Coimbra e promovido pelo Projeto Healiqs4Cities, um dos principais centros comerciais da região, sito no coração da cidade de Coimbra, nos dias 20 a 22 de Julho.

O stand da Cáritas contou, no dia 20, com a exibição de um dos robôs sociais provenientes do Projeto GrowMeUp, atualmente a serem usados nas atividades de investigação da equipa da Universidade de Coimbra que participa no projeto EuroAGE. O robô foi demonstrado por investigadores do Projeto EuroAGE. Ao longo do dia, o robô interagiu com pessoas de todas as faixas etárias, incluindo grupos de utentes dos vários serviços da Cáritas que tiveram a oportunidade de contactar, alguns pela primeira vez, com esta tecnologia. Os visitantes que passaram pelo local nestes dias tiveram a oportunidade de contactar com esta tecnologia, que demonstrou algumas das suas habilidades.

Em exposição estiveram também outras tecnologias desenvolvidas em parceria com a Cáritas, como o assistente virtual CameLi, assim como materiais de disseminação de vários projetos, incluindo um roll-up e panfletos do projeto EuroAGE, que atraíram a atenção dos visitantes.

O projeto EUROAGE é cofinanciado a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.