Visita da Associação Nacional de Apoio ao Idoso ao ISR-Coimbra

Inicio / Noticias / Visita da Associação Nacional de Apoio ao Idoso ao ISR-Coimbra

Visita de idosos da ANAI ao ISR-Coimbra e demonstração do sistema para promoção de atividade física na população idosa

No dia 7 de junho de 2018, o Instituto de Sistemas e Robótica – Universidade de Coimbra (ISR-Coimbra) recebeu uma visita de oito utentes idosos da ANAI, uma associação Portuguesa que tem como missão promover a proteção e apoio ao idoso através da informação, do atendimento personalizado e do encaminhamento.

O grupo foi recebido no laboratório de investigação da equipa do ISR-Coimbra que participa no Projeto EuroAGE, tendo-lhe sido apresentados alguns dos trabalhos desenvolvidos pela equipa na área de “ambient assisted living” e robótica social para apoio ao idoso, incluindo o Projeto EuroAGE.

Foi-lhes mostrado o “Living Lab” que a equipa do ISR-Coimbra está a usar no âmbito do Projeto EuroAGE, que integra um sistema multiagente constituído por um robô social, um avatar e um sistema distribuído de sensores da “Smart Home” para monitorização do estado e do bem-estar do utilizador idoso. Os visitantes tiveram a oportunidade de assistir a uma demonstração da utilização do sistema para a promoção do envelhecimento ativo na vertente da promoção da atividade física, tendo-se mostrado impressionados positivamente com o trabalho desenvolvido pela equipa do ISR-Coimbra neste domínio e interessados em participar em testes-piloto do sistema.

O projeto EUROAGE (Iniciativas innovadoras para a promoção do envelhecimento ativo na Região EUROACE) tem como objetivo promover o envelhecimento ativo através da atividade física, cognitiva e emocional con o intuito de melhorar a qualidade de vida e aumentar a esperança de vida saudável, tendo por base o conhecimento científico e técnico de ambos os países. É cofinanciado a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.