Reuniões do consórcio EuroAGE em Coimbra sobre apoio a idosos com baixo grau de dependência

Inicio / Noticias / Reuniões do consórcio EuroAGE em Coimbra sobre apoio a idosos com baixo grau de dependência

O projeto EUROAGE (Iniciativas innovadoras para a promoção do envelhecimento ativo na Região EUROACE) tem como objetivo promover o envelhecimento ativo através da atividade física, cognitiva e emocional con o intuito de melhorar a qualidade de vida e aumentar a esperança de vida saudável, tendo por base o conhecimento científico e técnico de ambos os países.

No dia 2 de outubro de 2017, os parceiros do projeto EuroAGE (CCMIJU, ISR- Universidade de Coimbra, Universidad de Extremadura, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda e Cluster Sociosanitario de Extremadura) realizaram uma jornada de trabalho em Coimbra centrada na utilização de tecnologia robótica e das TIC em geral no apoio a idosos com baixo grau de dependência. O programa de trabalhos incluiu: uma reunião interna de trabalho dos parceiros do projeto realizada de manhã no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC); uma reunião de trabalho na Cáritas Diocesana de Coimbra ao final da manhã; uma visita às instalações desta instituição que presta apoio a idosos na região de Coimbra; e a montagem de um stand do ISR-UC no AAL Forum 2017.

Na reunião interna, os parceiros fizeram um ponto de situação das atividades de desenvolvimento em curso no projeto e discutiram as ações mais prementes no plano de trabalhos.

Na reunião realizada na Cáritas Diocesana de Coimbra, os parceiros do projeto EuroAGE puderam debater com profissionais daquela instituição — cuidadores, psicólogos, animadores, enfermeiros, etc. — importantes questões centradas na utilização e na aceitação por parte dos profissionais e dos idosos das TIC como meio de promoção do envelhecimento ativo dos idosos com baixo grau de dependência, nas vertentes cognitiva, social e da atividade física.

À tarde teve lugar uma visita guiada às instalações da Cáritas Diocesana de Coimbra, na qual os parceiros do projeto EuroAGE puderam conhecer em detalhe as especificidades do apoio a idosos na região de Coimbra, bem como exemplos de ferramentas tecnológicas no domínio das TIC em uso naquela instituição nas atividades desenvolvidas quotidianamente pelos idosos, no âmbito da animação social, estimulação cognitiva e interação com robôs sociais.

No final da tarde, a equipa do ISR-UC procedeu à montagem de um stand de exibição no evento AAL Forum 2017 (http://www.aalforum.eu), um evento a nível europeu promovido pelo AAL programme da Comissão Europeia, que teve início naquele dia e decorreu durante mais dois dias na cidade de Coimbra. Neste stand, o ISR-UC exibiu os projetos de investigação em que participa e protótipos no âmbito de active and assistive living (AAL), incluindo o projeto EuroAGE, tendo sido visitado por cerca de 700 participantes no evento.

O projeto EUROAGE é cofinanciado a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.